Por que contratar um técnico em segurança do trabalho

Compartilhe com os amigos

Por que contratar um técnico em segurança do trabalho

Toda empresa precisa cuidar do ambiente de trabalho. Contudo, quando falamos isso, não nos referimos somente ao espaço físico, mas também à equipe de colaboradores. Manter um local de trabalho que se preocupe com o bem-estar dos funcionários é essencial para o sucesso no âmbito profissional da empresa.

O técnico em segurança do trabalho é exatamente o profissional responsável por ajudar sua empresa a manter um ambiente seguro. O intuito é fazer com que seu negócio siga as regras e normas regulamentadoras.

Por que minha empresa precisa contratar um técnico em segurança do trabalho?

Por que contratar um técnico em segurança do trabalho

O técnico em segurança do trabalho, ou engenheiro em segurança do trabalho, é o profissional especializado responsável por adequar sua empresa às Normas Regulamentadoras (NR).

Existem diversas leis e normas a serem seguidas. Porém, de acordo com o segmento da sua empresa, nem todas as normas se adequam. Algumas dessas normas possuem especificidades que variam de acordo com o ramo de atuação da empresa. Por exemplo, caso sua empresa trabalhe com comunicação, não há motivo para se adaptar às normas voltadas à Vibração Ocupacional, que é mais ligada à empresas de pavimentação de vias.

As Normas Regulamentadoras são obrigatórias?

De acordo com o Ministério do Trabalho, as Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Isto é, todas as empresas precisam se adaptar às normas regulamentadoras. E a melhor forma de fazê-lo é com o auxílio de um técnico em segurança do trabalho especializado.

O que faz um técnico em segurança do trabalho?

A função de um técnico em segurança de trabalho é analisar o ambiente de trabalho e identificar eventuais falhas.  Além disso, ele tem como objetivo de estruturar um planejamento preventivo, de modo a evitar dores de cabeça para sua empresa.

Afinal, o não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho acarretará ao empregador (a empresa) a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente. Sempre de acordo com o Ministério do Trabalho.

Funções do técnico em segurança do trabalho

Dentre as tarefas do técnico em segurança do trabalho, as mais importantes são:

– Informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos exigentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização;

– Informar os trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização;

– Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle;

– Executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultantes alcançados. O objetivo é adequar as estratégias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificação, beneficiando o trabalhador;

– Executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho, com a participação dos trabalhadores.

– Promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho.

(PORTARIA N.º 3.275 de 21 de Setembro de 1989)

Por que contratar um técnico em segurança do trabalho

Benefícios ao contratar um técnico em segurança do trabalho

Imagine perder um funcionário por negligência ou tomar uma multa por falta de atenção às Normas Regulamentadoras?

É exatamente esse tipo problema que, ao contratar um técnico em segurança do trabalho, sua empresa evita.

Um funcionário afastado representa uma dor de cabeça para qualquer empresa, seja por atraso nos cronogramas e produção como por problemas jurídicos. Por isso, a melhor solução para evitar problemas no ambiente de trabalho é contratar  profissionais especializados. Essas são apenas algumas razões por que contratar um técnico em segurança do trabalho.

Trabalhe em equipe com o técnico em segurança do trabalho

Agora que conhece a importância de um técnico em segurança do trabalho, você está pronto para conhecer as vantagens de ter um profissional especializado ao seu lado. Sempre trabalhando em conjunto com sua empresa, dividindo um objetivo em comum: o sucesso profissional.

Leia também nosso artigo sobre por que fazer exames ocupacionais.

Conteúdo desenvolvido pela Agência Sense


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *