Exame Admissional e Demissional: Quais as diferenças?

Compartilhe com os amigos

Exame Admissional e Demissional: Quais as diferenças?

Ao contratar um novo funcionário, é necessário se realizar o Exame Admissional. Porém, poucas pessoas tem um conhecimento exato do que essa avaliação se trata. Para isso, a Almeida Engenharia trouxe para você, algumas explicações sobre essa etapa importante de trabalho.

O que é?

O Exame Admissional é um exame médico simples. As empresas solicitam antes de fechar a contratação de um funcionário com carteira assinada. Ele possui uma obrigatoriedade de acordo com o artigo 168 da CLT:

“Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I – na admissão; II – na demissão; III – periodicamente”.

Exame Admissional e Demissional: Quais as diferenças?

O exame admissional é extremamente indispensável para comprovar o bom estado de saúde do novo funcionário, tanto físico, quanto mental. Ele serve também para saber se o mesmo se encontra apto para exercer a função que será designado. Esse exame é realizado por um médico especializado em medicina do trabalho.

Qual é função do exame admissional?

O exame admissional serve como uma garantia tanto para o empregador, quanto para o empregado. Caso ao decorrer do tempo de trabalho, o empregado adquirir alguma doença em decorrência de sua atividade dentro da empresa, o mesmo pode ser indenizado. Já pela parte do empregador, o exame admissional é importante para se ter ciência se o novo empregado possui condições para exercer as funçõesdesignadas. Assim maiores são as garantias ao empregador de que o novo funcionário cumprirá com suas obrigações no trabalho.

O que pode acontecer caso não seja realizado o Exame Admissional?

Exame Admissional e Demissional: Quais as diferenças?

Problemas com Legislação: Como citado acima, a legislação trabalhista do país exige que o exame admissional seja realizado. Portanto, a empresa que não cumprir com essa obrigatoriedade, logo estará oposta à legislação.

Processos Judiciais: Sem a realização do exame admissional, não é possível, por exemplo, se defender contra  alegações de empregados que dizem que sofreram algum tipo de problema de saúde causado pela realização do serviço. Sendo assim, mesmo que o empregado já fosse portador de alguma doença antes da contratação, a empresa deverá arcar com todos os custos decorrentes do tratamento médico. O exame admissional serve como uma prova do estado de saúde do funcionário quando entrou na empresa.

Diferença entre o exame Demissional

Exame Admissional e Demissional: Quais as diferenças?

O Exame Demissional é o oposto do admissional. Pois este é realizado quando um funcionário se desliga de uma empresa, tendo como objetivo, documentar as condições físicas e mentais do ex- funcionário naquele momento. Ele serve para que um ex-funcionário, não alegue que foi demitido por conta de algum problema de saúde causado pelo seu trabalho.

Assim como o exame admissional, o exame demissional também possui uma obrigatoriedade pela CLT. Dentro do mesmo artigo 168, ele obriga o empregador a realizar um exame médico demissional no empregado, em caso de demissão. No entanto, caso o empregado seja demitido por justa causa, o exame deixa de ser obrigatório.

Como realizar um exame admissional e demissional?

Exame Admissional e Demissional: Quais as diferenças?

Para a realização desses exames, a empresa precisa contar com uma equipe médica de confiança que atue de maneira séria nesse tipo de serviço. Um risco que a empresa pode correr é pedir para que o próprio funcionário vá até um local que se realize o exame admissional, pois nem sempre se sabe da procedência e da idoneidade do estabelecimento.

Esperamos que essas informações tenham lhe tirado algumas dúvidas sobre exames admissionais e demissionais. Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e visite nosso blog para mais informações.

Leia também sobre a importância dos exames ocupacionais

Conteúdo Desenvolvido pela Agência Sense

Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *