Medicina do trabalho: entenda sua importância para as empresas

Compartilhe com os amigos

Medicina do trabalho: entenda sua importância para as empresas

Saiba a importância da medicina do trabalho para as empresas de todos os segmentos e portes

Toda empresa bem-sucedida precisa, invariavelmente, seguir algumas normas e leis regulamentadoras, que visam cuidar do ambiente dentro do seu negócio.

A medicina do trabalho é parte importante para toda e qualquer empresa, sem diferenciação de segmento.

Muitos, infelizmente, não a veem com a devida relevância. Tendo isso em mente, listamos o porquê a medicina de trabalho é tão vital para o sucesso do seu negócio no mercado profissional.

O que é medicina do trabalho?

A medicina do trabalho é uma especialidade médica que tem como objetivo principal manter o ambiente de trabalho mais seguro. O intuito é promover ações que visam a prevenção de acidentes, além de medidas que melhoram o bem-estar dos colaboradores.

Em linhas gerais, a medicina do trabalho trabalha prevenção de doenças ocupacionais (doenças oriundas do ambiente de trabalho) e também controle de riscos ambientais.

A importância da medicina do trabalho para empresas

A medicina do trabalho é importante para quaisquer empresas. E há muitas razões para esse tipo de ação ser tão vital para o sucesso do seu negócio.

Ao criar estratégias e planos de ação com o objetivo de evitar doenças ocupacionais, você e sua empresa evitam que funcionários fiquem afastados.

Sabemos que um funcionário afastado devido a omissão da empresa pode gerar muitos prejuízos ao seu negócio, muitas vezes não só financeiro, mas também prejuízos à imagem da sua marca.

Medicina do trabalho: entenda sua importância para as empresas

Um funcionário afastado pode atrapalhar o cronograma da empresa.  Além da possibilidade de entrar com um processo judicial, devido a eventuais danos à saúde.

Exatamente por esses fatores a medicina do trabalho é tão vital para as empresas que almejam o sucesso no âmbito profissional. Ela trabalha na causa e no efeito. Isto é, trabalha na prevenção e no controle das doenças ocupacionais de forma eficiente.

É obrigatório investir na medicina do trabalho?

Sim, é obrigatório. Toda empresa deve seguir as Normas Regulamentadoras (conhecidas também como NR), são elas que ditam como vai funcionar o plano de medicina do trabalho da sua empresa.

Existem diversas normas regulamentadoras a serem seguidas e respeitadas. Contudo, elas variam, dependendo do segmento que sua empresa atua.

Por exemplo: toda empresa é obrigada a realizar o exame admissional e demissional, porém, nem toda empresa é obrigada a seguir a NR-15, que, dentre outras funções, cuida de laudos de vibração ocupacional.

As Normas Regulamentadoras são geridas pelo ministério do trabalho, sendo parte essencial dentro de qualquer estratégia de medicina do trabalho.

Por serem obrigatórias, existem multas para quem não cumprir ou até mesmo por cumprir parcialmente as normas. As multam variam de acordo com a Norma Regulamentadora descumprida.

Medicina do trabalho

 

Quem realiza a Medicina de Trabalho

Quem está apto para realizar a medicina de trabalho é o justamente o médico do trabalho. É ele quem traçará a estratégia ideal para sua empresa, a fim de deixar seu negócio de acordo com as normas regulamentadoras.

O médico do trabalho é extremamente importante para garantir uma empresa saudável e sem problemas relacionados à saúde e bem-estar dos colaboradores.

Adote a medicina do trabalho em sua empresa

Agora que você já conhece a importância da medicina do trabalho para sua empresa, não hesite. Proteja o seu negócio e busque ainda mais sucesso no mercado profissional.

Conheça mais sobre os exames ocupacionais, que fazem parte da medicina do trabalho.

http://www.agenciasense.com.br/marketing-conteudo.php

Conteúdo desenvolvido pela Agência Sense

 


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante!

2 comentários em “Medicina do trabalho: entenda sua importância para as empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *