Biossegurança e Medicina do Trabalho: tudo o que você precisa saber

Compartilhe com os amigos

Todos os ambientes de trabalho podem oferecer riscos aos colaboradores, por isso, é necessário tomar medidas de segurança para a proteção de todos. Uma dessas ações é reforçar a obrigatoriedade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Mas dentro dessas ações, você já ouviu falar de biossegurança? Continue acompanhando nosso artigo e entenda mais os benefícios de sua aplicação no ambiente de trabalho.

O que é Biossegurança?

A biossegurança consiste num conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção dos funcionários, com o intuito de minimizar riscos a uma determinada atividade ou local para preservação da saúde humana, animal e ambiental.
As normas e regras da biossegurança geralmente envolvem em novos procedimentos e equipamentos capazes de ocasionar danos, doenças e mortes, como transmissão de agentes infecciosos, que podem causar contaminação de pessoas e a disseminação de doenças.

Regulamentação

Disposta na Lei de Biossegurança 11.105 de 24 de março de 2015, a regulamentação ressalta a importância de preservar a vida e promover mais segurança em qualquer atividade, bem como determinar competências e normas.
A biossegurança tem como foco os riscos relacionados às técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados, como alimentos transgênicos.
Porém, deve ser seguida em todas as áreas de trabalho, como hospitais, indústrias, laboratórios, hemocentros, centros de pesquisa e universidades.

Biossegurança e Segurança do Trabalho

Como todas as medidas que promovem a proteção são ações de biossegurança, sua relação com a segurança do trabalho é enorme.
A biossegurança está fortemente presente na rotina de uma organização para prevenção de danos ergonômicos, químicos, psicológicos e biológicos.
Um exemplo disso é o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), que precisam estar de acordo com as funções de cada trabalhador. Também podemos citar o descarte correto de materiais contaminados, sinalização das áreas de risco por meio de placas e orientação sobre uso de objetos coletivos para evitar contaminação.

Vantagens da Biossegurança

A aplicação dessas ações é fundamental para redução de riscos à saúde dos funcionários, o que reduz consideravelmente o número de afastamentos e prejuízos devido acidentes e, consequentemente, garante o crescimento da empresa de forma adequada.
Além disso, é uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente, visto que as normas promovem o manuseio e descarte seguro dos materiais, evitando a poluição de rios e solos.


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *