Abril Verde: conheça a campanha que promove a saúde e a segurança do trabalho

Compartilhe com os amigos

O Abril Verde é uma campanha de iniciativa popular com participação espontânea que visa chamar a atenção da sociedade para ações de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

É um mês que busca sensibilizar e conscientizar a todos para a importância de métodos preventivos e melhores condições laborais para proporcionar o máximo bem-estar e segurança para todos os trabalhadores.

O verde é uma cor mundialmente difundida como relativa à segurança e aos cursos da área da saúde. Desta forma, o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.

Quer entender melhor como funciona o Abril Verde? Então, continue a leitura!

Qual a história do Abril Verde?

Em 2003, a Organização Mundial do Trabalho escolheu o mês de abril devido a 28 de Abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Nesta data, em 1969, aconteceu um grave acidente com explosão na mina da cidade de Farmington, Virgínia, nos Estados Unidos, provocando a morte de 78 funcionários. Foi um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

Com isso, o Brasil começou a utilizar, em 2005, o mesmo dia para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais, por meio da Lei nº 11.121/2005. Além disso, há o dia 7 de abril, que representa o Dia Mundial da Saúde.

Quais são os objetivos do Abril Verde?

Estima-se que 2,3 milhões de trabalhadores morrem todo ano, devido a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Por esse motivo, o mês de abril tem como objetivo a reflexão e conscientização a respeito dos cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores.

A intenção é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.

Durante todo o mês de abril, o Movimento Abril Verde promove encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador.

Entre as principais finalidades do programa, estão:

  • mensurar os riscos;
  • engajar a sociedade;
  • conscientizar a população a respeito da saúde e segurança no trabalho;
  • estimular a cultura de prevenção;
  • analisar os indivíduos dentro e fora do local de trabalho;
  • refletir sobre a responsabilidade de empresas e gestores;
  • promover ações e manifestações.

Como vimos, a campanha Abril Verde é essencial para garantir a proteção e o conhecimento necessários aos funcionários para que a segurança e a integridade física e mental seja preservada. Portanto, não deve ser deixada de lado.

As empresas devem sempre conscientizar o seu pessoal com a campanha Abril Verde, assegurando bons momentos durante a ocupação do ambiente de trabalho aos seus empregados.


Compartilhe com os amigos

Deixe seu comentário, ele é importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *