Sabemos que muitos trabalhos podem ser perigosos, sendo assim, há uma necessidade de existir uma regulamentação na segurança do trabalho. Sem ela os funcionários não teriam direito a um local de trabalho seguro. Acompanhe nosso post de hoje e entenda tudo sobre a CIPA e sua importância em estar presente nas empresas.
Boa leitura!
O que é CIPA?
A sigla CIPA, significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, sob a regulamentação da NR-5, tem como objetivo fazer a fiscalização dos acidentes durante o trabalho, contando com investigação e análise de possíveis incidentes.
Funciona também como a “porta voz” dos funcionários, dependendo dos acontecimentos pode ser levado aos representantes da CIPA na empresa. Esses vão discutir em reunião e avaliar o melhor para ser feito em cada caso.
A CIPA é formada por representantes dos empregados e do empregador de forma igualitária, ou seja, com o mesmo número de colaboradores de cada lado. Após a escolha dos profissionais qualificados para a tarefa, é necessário que a empresa disponibilize um treinamento adequado.
Este deve conter alguns pontos chaves para que o comitê seja capacitado a assumir as funções de forma correta. Conheça agora os temas que devem ser abordados:
- Medidas de prevenção de risco e higiene do trabalho;
- Noções sobre a legislação trabalhista;
- Organização e atribuições necessárias da CIPA;
- Estudo do ambiente;
- Noções de acidentes e doenças do ambiente de trabalho;
- Avaliação de doenças e acidentes;
- Conhecimentos sobre a AIDS.
O último tópico foi um incentivo do governo para que os funcionários aprendessem mais sobre a doença, e assim, conscientizar os demais colegas. Já que todos os estabelecimentos devem conter uma CIPA, seria uma forma de fazer uma campanha extensa para trazer mais informação sobre o assunto.
Quais são as atribuições da CIPA?
Deve ser feita uma reunião mensal obrigatória dos integrantes da comissão de prevenção sobre os pontos daquele mês. Assim como, podem ocorrer encontros caso tenha alguma situação adversa que requer todos os colaboradores em conjunto.
E claro, a atribuição principal é a análise de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. Fazendo assim, uma investigação se aquela ocorrência foi algum risco da empresa ou se foi falha do próprio funcionário.
É importante ressaltar que os membros da CIPA, mesmo sendo feito de forma igualitária, possuem funções diferentes dentro dessa comissão. Com isso, contamos com diversos cargos como presidente, secretário e assim por diante.
Outro ponto relevante é que essas funções existem em parcimônia com o trabalho exercido pelo funcionário na própria empresa. Ou seja, contaria como um trabalho a parte de suas atribuições.
A CIPA em si é uma constituição simples contando principalmente com trabalhadores comuns da própria instituição. Seu intuito principal é evitar acidentes e prejuízos à saúde dos empregados. Prezando sempre pelo bem-estar dos funcionários por meio de reuniões
Podem garantir uma melhoria na execução de trabalhos ao longo da empresa e garantir que muitos acidentes sejam evitados. Pensando nisso, a Almeida Consultoria é uma empresa especializada em segurança do trabalho, visando trazer o melhor nesse quesito para os funcionários de diversas instituições.
Deixe seu comentário, ele é importante!