Almeida Consultoria Uncategorized Laudo Ergonômico: o que é e qual a sua função?

Laudo Ergonômico: o que é e qual a sua função?

Fiscalização do trabalho agendada: como preparar os documentos de SST

A segurança dos funcionários é uma necessidade em qualquer empresa, afinal o empregador tem como obrigação manter o ambiente de trabalho dentro das normas ergonômicas. A preocupação constante com o bem-estar dos colaboradores deve ser um fator de toda organização.

Além disso, saiba como diferenciar Análise Ergonômica do Trabalho de Laudo Ergonômico, ambos são conceitos conhecidos no meio da medicina do trabalho e é preciso que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Com isso, acompanhe até o final para saber sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é Laudo Ergonômico?

Toda empresa conta com um número de funcionário para que as funções sejam realizadas da maneira correta. A segurança é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, sendo assim, é preciso que tudo se mantenha dentro das normas. Essa proteção acaba emitindo documentos específicos, o laudo ergonômico entra para essa lista.

O Laudo Ergonômico também é uma averiguação, no entanto, voltada para atestar uma atividade específica na organização. Sendo um documento fundamental para casos de doença ocupacional que acaba indo para o tribunal.

Análise Ergonômica do Trabalho X Laudo Ergonômico

No meio da medicina do trabalho existem dúvidas relacionadas às diferenças entre o Laudo Ergonômico e a Análise Ergonômica do Trabalho. Sendo assim, de forma sucinta, a AET nada mais é do que uma avaliação realizada no ambiente de trabalho, um estudo profundo das condições da empresa e, assim, propor melhorias às condições.

Agora no caso do Laudo Ergonômico como já citado anteriormente se trata de um dos documentos de análise, só que este está diretamente focado em uma tarefa, isso para atestar a sua funcionalidade e se está de acordo com a norma ergonômica (NR17).

Como fazer a elaboração de um Laudo Ergonômico

Agora que já sabe do que se trata um laudo ergonômico é preciso conhecer como um profissional da perícia ou da área de medicina do trabalho compõe esse laudo. Separamos um passo a passo para que toda a exemplificação fique mais simples. Confira abaixo:

Condições ambientais: aquelas voltadas para o clima, temperaturas, luminosidade, vento e entre outros.

Condições físicas: problemas voltados para a postura, dimensão dos móveis, entre outros pormenores que envolvem o corpo humano.

Condições organizacionais: pressão no ambiente corporativo, metas a serem cumpridas, frustração com trabalho e rotinas organizacionais.

É importante destacar que o profissional que irá preparar o laudo e assinar deve ter um conhecimento profundo em ergonomia. Afinal, qualquer erro referente à análise afetará diretamente a vida das pessoas envolvidas naquela empresa.  Estes são médicos do trabalho e fisioterapeutas da área que possuem uma especialização no campo de atuação.

Gostou? A Almeida Consultoria Engenharia e Medicina do Trabalho é uma empresa renomada que lida com todo o tipo de segurança do trabalho. Atuamos no mercado para contribuir com o bom funcionamento das empresas, na implementação de normas vigentes. Continue acompanhando o nosso blog e para mais dúvidas entre em contato com nossos profissionais para mais informações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post