É necessário deixar claro um fato: praticamente em todos os trabalhos há um certo risco à saúde. Seja em um escritório ou mesmo uma indústria, o importante é estar ciente e buscar sempre métodos que previnam tais fatalidades.
Foi pensando nisso que separamos para o artigo de hoje tópicos que podem contribuir para que em seu ambiente de trabalho seja possível identificar todos os riscos e, assim, criar táticas que contribuam para uma melhor qualidade de vida no trabalho. Já que fornecer um EPI adequado não é o único método para cuidar da saúde de sua equipe.
Aproveite a leitura abaixo!
O que são riscos físicos?
Como já dito, em qualquer ambiente laboral os riscos de se acidentar são grandes, desde cair no trabalho até mesmo algo mais grave como um equipamento que acerte o funcionário. Sendo assim, existem níveis mais altos e mais baixos em relação aos riscos corridos pelo profissional, afinal um eletricista tem mais risco laboral que uma secretária.
Com isso, é preciso minimizar os riscos dentro deste ambiente para que toda a equipe se mantenha segura e com uma melhor condição de trabalho. Os mais comuns neste caso são: variações de temperatura, exposição a ruídos, umidade excessiva, vibrações, mudanças de pressões, radiação e entre outros.
Conheça os principais riscos do ambiente de trabalho
Após conhecer os riscos físicos mais comuns acompanhe abaixo os que apresentam uma maior incidência nos ambientes de trabalho de uma forma mais abrangente para que compreenda seus perigos.
Temperatura
Ter o seu corpo exposto a variações de temperatura pode ser altamente prejudicial para a saúde. E ainda entra como uma dos riscos físicos mais comuns entre as empresas, sendo assim, como exemplo o calor em excesso pode gerar desmaios e promover acidentes mais graves. E no caso do frio pode promover hipotermias ou mesmo a baixa da imunidade do ser humano.
Para pessoas que trabalham ao ar livre expostas a luz solar intensa o ideal é utilizar bastante protetor solar e se manter hidratado. Já para mudanças relacionadas a baixa na temperatura o ideal é oferecer um uniforme que seja adequado para manter o corpo aquecido.
Umidade
Neste caso, a preocupação maior é justamente com o aumento nos acidentes, já que com um local úmido e escorregadio tem uma tendência maior a quedas durante o trabalho.
Fora que a umidade em si é um fator que agrava e muito a condição de pessoas que sofrem com alergias respiratórias como rinite e sinusite. Assim como pode desencadear problemas de pele. Com isso, locais como frigoríficos e lavanderia precisam de um plano para minimizar os riscos de doença ocupacional, além dos possíveis incidentes que podem levar a algo mais grave.
Neste caso o ideal seria adequar o piso para que menos incidentes ocorram e disponibilizar calçados e uniformes qualificados para uma maior proteção dos funcionários. Isso é o ideal para que se mantenham aquecidos mesmo em baixas temperaturas.
Vibrações
Em casos de trabalhos que lidam vibrações, ou seja, máquinas ou mesmo um setor específico que lida com equipamentos que causam vibrações. Com isso, esta condição pode levar a riscos mesmo sendo em uma determinada região ou mesmo no corpo inteiro. Isso pode gerar desde um leve formigamento até doenças mais graves como osteoporose.
Para contribuir com a saúde do funcionário nesses casos existem algumas práticas que ajudam, como exemplos temos: revezar os aparelhos que tem esta condição com outros operadores e sempre manter uma postura correta ao manuseá-los. Esses cuidados podem garantir uma melhora significativa dentro da sua equipe.
Radiação
A pior situação seria voltada a radiação, esta que pode gerar graves consequências para os funcionários quando não há um EPI qualificado para proteção adequada. A radiação em si acaba alterando as células do ser humano e, com isso, podendo gerar câncer e entre outros problemas como osteoporose.
Para indivíduos que trabalham na área da saúde especificamente em raio-x é necessário que algumas modificações sejam adotadas para que o funcionário tenha qualidade de vida. Diminuir a exposição a radiação, utilizar sempre avental de chumbo e se manter atrás de barreiras físicas como muros e paredes contribuem para que a pessoa possa atuar na área sem maiores complicações.
Com isso, após identificar de forma correta os tipos de riscos físicos é possível criar EPIs adequados e modificar estruturas para que assim haja uma prevenção maior quanto às condições de trabalho. Priorize sempre o bem-estar da sua equipe para que não aconteça qualquer incidente ou mesmo cause prejuízos para a mesma.
Para ter uma consultoria, o ideal é estar sempre em contato com empresas especializadas no assunto. A Almeida Consultoria Engenharia e Medicina do Trabalho é uma empresa especializada em todo o tipo de segurança do trabalho.
Está no mercado para contribuir com o bom funcionamento das empresas principalmente na implementação de normas vigentes. Sendo assim, entre agora mesmo em contato com nossos profissionais para mais informações e continue acompanhando o nosso blog para não perder nada!
Deixe seu comentário, ele é importante!