A tecnologia a cada dia se reinventa e proporciona diferentes vertentes para oferecer o melhor em todos os aspectos. Nesse sentido, o conceito de saúde digital fica muito mais evidente, afinal, é a união da tecnologia com a saúde para proporcionar mais praticidade e um atendimento de ponta para os pacientes que não possuem disponibilidade para ir até um hospital.
Essa facilidade acaba por contribuir com a vida de muitas empresas, que podem fazer a implementação da saúde digital na própria instituição para seus funcionários.
Pensando nisso, o post de hoje tem como intuito proporcionar todas as informações necessárias para que você possa conhecer mais sobre esse conceito e aprender como implantar na sua empresa.
Aproveite a leitura!
O que é saúde digital?
Conhecida também como saúde 4.0 ou eHealth, a saúde digital veio para revolucionar todo o mercado medicinal. Sendo um termo bem amplo, já que é maior do que apenas a telemedicina que conhecemos. Ou seja, é uma versão mais intensa da tecnologia da informação.
Diferentemente do conceito limitado da telemedicina, a saúde digital conta com outras vertentes como referente a internet das coisas, aplicação em redes sociais e inteligência artificial. Tudo isso em prol de proporcionar um melhor atendimento e disponibilizar uma informação mais ágil sobre o estado de saúde dos indivíduos.
De forma sucinta, a saúde digital é uma estratégia que visa uma melhora nos procedimentos para contribuir para um atendimento de qualidade aos pacientes.
Quais os seus benefícios?
Fazer a implementação da saúde digital em sua empresa é fundamental para contribuir para um melhor funcionamento. Facilitando e muito para os empregados e colaboradores que integram a estrutura interna da instituição. Confira agora os principais benefícios da sua implantação:
- Praticidade;
- Comodidade;
- Acerto quanto ao diagnóstico;
- Agilidade dos processos;
Ou seja, a praticidade proporcionada por esse sistema vem justamente com a parte do autoatendimento, já que com alguns cliques você consegue ser atendido por um médico capacitado e irá diagnosticar da melhor maneira.
Além disso, esse benefício ainda contribui com o monitoramento da própria empresa com os funcionários. Assim como, todos os prontuários ficam em uma plataforma online podendo ser compartilhados com outros médicos sem qualquer complicação. Trazendo máxima agilidade e eficiência aos processos.
Como fazer a implementação na sua empresa?
A implementação pode ser feita de forma simples com alguns métodos simples para que tenha o melhor para a sua empresa. É importante conhecer as soluções presentes no mercado para facilitar ainda mais. Conheça aqueles que podem proporcionar uma melhora considerável na sua instituição. E são eles:
- Prontuário eletrônico: Este já é muito conhecido que proporciona uma maior agilidade. Sendo um sistema integrado que disponibiliza todos os dados do paciente. Contando com todos os históricos de consultas, tratamentos e medicamentos receitados.
- Big Data: um alto volume de dados como é o caso de muitos funcionários ou mesmo pacientes pode ser trabalhado com esse sistema.
- Chatbots: Com perguntas simples, o chatbot é um software que pode fazer toda a parte introdutória de uma consulta para conhecer todos os pormenores que levaram o funcionário a precisar de ajuda.
Viu? Existem muitas praticidades em fazer a implementação desse sistema de saúde digital na sua empresa. Para que o trabalho seja bem feito pode contar com a assessoria da Almeida Consultoria, nossa empresa é especializada em Engenharia e Medicina do Trabalho.
Se precisa de uma empresa especializada em normas regulamentadoras e ainda contribuir com a implementação de novas tecnologias que ajudem em uma melhor condição de trabalho para os funcionários.
Continue acompanhando o nosso blog sobre medicina do trabalho para saber se de fato a sua empresa cumpre com os pré-requisitos necessários.
Deixe seu comentário, ele é importante!