Em qualquer trabalho você possui riscos de adquirir as famosas doenças ocupacionais. Mesmo sendo mais conhecido em empregos de alto risco em que os funcionários são expostos a produtos químicos e poluentes causando assim doenças mais graves e podem levar o funcionário a morte.
No entanto, mesmo em um escritório os colaboradores estão sujeitos a terem problemas quanto a problemas de coluna ou mesmo estresse elevado. Pensando nisso, separamos um material todo voltado para que compreenda de uma vez por todas o que de fato seriam as doenças ocupacionais e como pode implementar medidas para evitá-las.
Boa leitura!
O que são doenças ocupacionais?
De forma sucinta, as doenças ocupacionais são enfermidades causadas por atividades diretas ou indiretas realizadas por colaboradores em uma empresa. Em geral, as condições em que o funcionário é submetido podem ocasionar em possíveis problemas.
Exemplificando de uma forma que compreenda com clareza, o LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é uma doença ocupacional bastante comum que acontece graças ao movimento repetitivo como o próprio nome sugere. Geralmente, esse tipo de situação ocorre em que o funcionário passa muitas horas aplicando o mesmo movimento ou uma posição contínua com a coluna que ocasione dor.
Quais são as doenças mais conhecidas nesse caso?
As doenças ocupacionais mais comuns já foram citadas que seriam a de LER e DORT (Doença Osteomuscular Repetitivo de Trabalho) que já foi citado acima, no entanto, existem muitas outras que se enquadram nessa categoria. Conheça agora essas doenças que pode adquirir em um ambiente de trabalho:
- Psicossociais – doenças mentais por excesso de trabalho (depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout);
- Osteomusculares – dores musculares por postura errada ou repetição (punho, coluna, ombro);
- Asma ocupacional – problemas respiratórios relacionados a trabalhos com excesso de poeira como marcenaria (trabalhos que podem gerar problemas de pulmão).
Como posso evitá-las?
É importante que no ambiente de trabalho tenha uma parte voltada para o incentivo de práticas complementares que contribuam para uma melhora física. Ou seja, informativos que explicam as necessidades de se ter um cuidado maior às práticas trabalhistas.
Sendo assim, explicando sobre uma postura correta, aplicando uma ginástica laboral para criar um desempenho melhor em suas funções. Práticas que podem contribuir para que o funcionário não venha a ter doenças ocupacionais.
Ou mesmo no caso de doenças psicossociais que são relacionadas à exaustão por excesso de trabalho. Outras medidas que devem ser tomadas pelos supervisores seria uma maior preocupação com os EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
Muitos funcionários acabam não entendendo a necessidade de se usar determinados itens e acabam adquirindo problemas graves por falta de uso.
Podemos exemplificar com os problemas auditivos tanto com a perda parcial ou total do sentido. A falta de instrução no uso desses EPIs pode ser prejudicial para o funcionário e mesmo para a empresa. Com isso, deve ser feita avaliação médica de forma periódica em todos os colaboradores.
Agora que já conhece e entende as problemáticas envolvendo toda a falta de cuidado referente as doenças ocupacionais, tome medidas preventivas para que os seus funcionários tenham um ambiente bom de trabalho.
O controle dessas práticas auxilia na diminuição das doenças futuramente, com isso, tem uma melhora significativa para os funcionários.
A Almeida Consultoria é uma empresa especializada em engenharia e medicina do trabalho, focamos os nossos esforços para que o seu ambiente empresartial esteja correto e seguro. Proporcionamos todas as medidas necessárias para que os seus colaboradores tenham um local apropriado para a prestação de serviço.
Para conhecer mais do nosso trabalho entre em contato e continue acompanhando o blog para mais informações sobre o assunto.
Deixe seu comentário, ele é importante!