Almeida Consultoria Segurança do Trabalho PGR e GRO: Conheça a nova regulamentação

PGR e GRO: Conheça a nova regulamentação

PGR e GRO - Conheça a nova regulamentação

O Programa de Gerenciamento de Riscos, mais conhecido por sua sigla PGR, como o próprio nome sugere, é um programa que serve para administrar os riscos existentes no local de trabalho.

Desde 1994, a Secretária do Trabalho pré-estabeleceu diretrizes como normas a serem seguidas pelas empresas em prol de condições boas de trabalho. Sendo assim, ao longo dos anos essas normas sofreram alterações para atender da melhor maneira o trabalhador.

Esses regulamentos sofreram mudanças significativas em 202000 com a implementação do PGR e do GRO. No entanto, sua data início de vigor foi adiada para janeiro deste ano.

Desse modo, você precisa compreender seus objetivos e as mudanças que aconteceram nas normas de regulamentação. Reunimos então, tudo que precisa saber sobre o assunto para não ficar desatualizado em sua empresa. Afinal, isso afeta diretamente as atividades trabalhistas.

Boa leitura!

Qual é o objetivo do PGR?

Primeiramente, você precisa entender o que é a PGR, para saber quais mudanças ocorreram. Sua função em geral é prevenir e minimizar qualquer tipo de acidente que venha a ser sofrido no ambiente de trabalho. Riscos esses que podem ser de âmbito biológico, químico ou físico.

De forma sucinta o PGR é a criação e a implementação de estratégias que visem uma melhora na parte de controle de possíveis ocorrências. Conheça alguns de seus tópicos essenciais:

  • Identificação de perigos e avaliação;
  • Controle de danos e riscos;
  • Análise de doenças no ambiente de trabalho;
  • Elaboração de preparos para emergência.

O foco está em produzir técnicas eficazes para que acidentes não aconteçam na empresa. Para que isso funcione é necessário que seja feita uma estruturação dos possíveis riscos decorrentes na empresa. Seguindo os pontos acima com um escopo bem definido para que se algum incidente ocorrer existam planos de apoio para minimizar os danos do ocorrido.

Nesse sentido, em 3 de janeiro de 2022 houve uma alteração nas normas, sendo assim, se tornou obrigatória a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) nas empresas presentes no Território Nacional.

O que é GRO e a nova NR1?

A NR1 teve uma atualização e assim incorporou o GRO em conjunto com o PGR, em busca de integrar todo o processo de gerenciamento dos planos de risco. Trazendo otimização e mais eficácia com técnicas especializadas para evitar todo o tipo de ocorrência.

O GRO ou Gerenciamento de Riscos Ocupacionais foi criado com o intuito de nortear as empresas para a implementação de planos e sistemas em prol da segurança do empregado.

Vem com o intuito de trazer mais praticidade na identificação e gerenciamento dos riscos dentro das empresas. Também se definiu por meio do GRO que o empregador é responsável primário pela implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos na instituição.

A saúde no trabalho é algo fundamental para que os projetos da empresa sejam feitos com mais produtividade. Com isso, o não-cumprimento dessas novas medidas pode acarretar em penalidades a instituição previstas na legislação.

A Almeida Consultoria Engenharia e Medicina do Trabalho é especializada em todo o tipo de segurança do trabalho para auxiliar diversas empresas na implementação de normas vigentes. Entre em contato com nossos atendentes para mais informações e continue acompanhando o nosso Blog!

Deixe seu comentário, ele é importante!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post