Em toda empresa o cuidado com o ambiente de trabalho deve ser pensado para comportar os funcionários da melhor maneira. Sendo assim, a qualidade de vida do trabalhador se tornou uma pauta relevante nos últimos anos.
Inclusive, sua a Norma Regulamentadora mais importante fala muito sobre isso, a NR-17 que trata da ergonomia cita pontos que devem ser levados em consideração para que o trabalho seja realizado de forma segura. No entanto, muitos não consideram a iluminação como um ponto de relevância quando estão cuidando do local de trabalho.
Mas esta tem uma necessidade inimaginável, sendo assim, separamos um material para que conheça mais sobre o assunto no artigo abaixo. Acompanhe até o final para não perder nada.
Vamos lá?
Conheça os impactos de uma iluminação inadequada
Como já foi dito anteriormente, a iluminação pode afetar a vida do trabalhador, assim como, realizar uma mesma função por muito tempo pode gerar consequências para o corpo. Ou seja, estar em um escritório todos dias com uma postura ruim afeta a sua coluna, do mesmo jeito que estar em um local com uma iluminação baixa ou inadequada trará grandes prejuízos para sua saúde futuramente.
Um dos pontos destacados pela ergonomia é a justamente a quantidade de luminosidade disponível para a realização de uma atividade profissional. Sendo assim, em todos os locais de trabalho a iluminação deve ser adequada, desse modo, também deve ser uniformemente distribuída e difusa.
É também preciso evitar o ofuscamento ou reflexos incômodos aos trabalhadores. Tudo isso é realizado para que o empregado tenha uma boa visão do maquinário e, assim, tenha mais segurança na realização das tarefas.
Sendo assim, o impacto central nesse caso seria basicamente problemas de saúde como por exemplo a baixa iluminação podendo proporcionar dores de cabeça por conta do maior esforço exigido da visão. Já o excesso de luz pode causar uma maior evaporação da película lacrimal o que dificulta a lubrificação dos olhos.
Como deve ser a iluminação para cada ambiente de trabalho
Os níveis inadequados de iluminação podem ser altamente prejudiciais à saúde, com isso, é preciso conhecer adequadamente o tipo de iluminância para cada ambiente profissional.
Exemplificando de forma prática, um local público com arredores escurecidos precisa de iluminação de 60 a 100 lux. No entanto, no caso de escritórios, o ideal seria utilizar até 1000 lux para que a visão não seja prejudicada e tudo possa ser realizado com qualidade.
Para te ajudar separamos algumas dicas nesse quesito como usar luminárias suspensas que propagam uma iluminação melhor deixando o ambiente menos cansativo à vista. Outro fator seria utilizar de outras peças que forneçam iluminação natural, como janelas e vidraças.
Além disso, escolher cores claras para as paredes para tornar o ambiente mais claro. Viu? Agora pode utilizar desses pontos para proporcionar um local de trabalho melhor aos seus funcionários.
A Almeida Consultoria é uma empresa especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho. Nós estamos há mais de 20 anos no mercado para contribuir com o desenvolvimento da sua empresa, mas principalmente proporcionar um ambiente seguro para os seus colaboradores. Para conhecer mais sobre o assunto continue acompanhando nosso blog.
Deixe seu comentário, ele é importante!