Almeida Consultoria Medicina do Trabalho Saiba como melhorar a qualidade de vida no trabalho

Saiba como melhorar a qualidade de vida no trabalho


Saiba como melhorar a qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho é um assunto cada vez mais delicado para as empresas, afinal, estamos falando da saúde e bem-estar de toda a equipe de colaboradores. Nesse caso, todo cuidado é pouco.

Começaremos abordando as razões para sua empresa adotar uma metodologia de trabalho que vise melhorar a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

Qualidade de vida no trabalho aumenta suas chances de crescer profissionalmente

Para quem não sabe, cuidar da qualidade de vida no ambiente profissional está ligada diretamente ao sucesso do seu negócio. Por quê? Explicaremos.

Manter uma boa qualidade de vida no trabalho faz parte das normas regulamentadoras impostas pelo Ministério do Trabalho. Essas normas são conhecidas como NR e têm como objetivo proteger não só os colaboradores da sua empresa, mas também o seu negócio contra os diversos problemas ocasionados pela falta de medidas preventivas à saúde no ambiente de trabalho.

As Normas Regulamentadoras focam no bem-estar dos colaboradores e mantém o ambiente de trabalho mais saudável.

Uma empresa que cumpra as NR’s tem muito mais chances de alcançar o sucesso profissional.

A razão para isso é simples: elas protegem os colaboradores das doenças ocupacionais e mantém sua empresa de acordo com as leis.

O que são doenças ocupacionais?

As doenças ocupacionais são, basicamente, problemas de saúde oriundos do ambiente de trabalho. As NR têm como prioridade cuidar da qualidade de vida dos colaboradores, assim como proteger as empresas dos problemas que essas doenças trazem.

Cada empresa deve lidar com Normas Regulamentadoras específicas, caso você não esteja familiarizado com isso, contate imediatamente uma empresa especializada em qualidade de vida no trabalho e medicina do trabalho para que as dúvidas técnicas sejam sanadas.

Saiba como melhorar a qualidade de vida no trabalho

Vantagens ao melhorar a qualidade de vida no trabalho 

Como já dissemos, as empresas são obrigadas a cuidar da qualidade de vida dos colaboradores devido à obrigatoriedade do Ministério do Trabalho. Mas isso está longe de ser algo ruim.

Uma empresa que busque melhorar a qualidade de vida no trabalho ao criar medidas para evitar as doenças ocupacionais está protegida contra processos judiciais e falta de profissionais devido a afastamentos.

Por exemplo: imagine que um funcionário se machuque por omissão da empresa, que não se adequou às Normas Regulamentadoras. Existem grandes chances de essa mesma empresas ser processada e, muito provavelmente, perder o caso.

Isso gerará multas altas pelo descumprimento das normas e também pelo dano à saúde do colaborador.

Saiba como melhorar a qualidade de vida no trabalho

Além disso, existe a possibilidade do afastamento de colaboradores devido à falta de investimento na qualidade de vida. Isso pode gerar atrasos no andamento de cronogramas e problemas com clientes, fornecedores e afins.

Ou seja, cuidar da qualidade de vida no trabalho evita situações como essas. Isto é, protege não só o colaborador, como também a sua empresa.

(Aproveite e leia nosso artigo sobre a ergonomia no trabalho)

Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?

É simples, busque uma empresa ou profissional especializado, como um engenheiro e médico do trabalho. Ele é o responsável pela elaboração de laudos que atestam o ambiente seguro da sua empresa, por criar estratégias para a adequação às normas e muitos mais.

Para encontrar o melhor profissional para atendê-lo, é recomendável realizar uma consultoria. Nela, você tira todas as dúvidas e conhece os melhores métodos para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Investir na melhora da qualidade de vida no trabalho é a escolha certa

Invista na melhora da qualidade vida no trabalho e adéque sua empresa às normas regulamentadoras.  Com certeza você ficará satisfeito com os resultados ao adotar medidas que visam o bem-estar dos colaboradores.

Leia também sobre exames ocupacionais.

 

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Conteúdo desenvolvido pela Agência Sense

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