Almeida Consultoria Segurança do Trabalho Segurança do trabalho durante o Home Office

Segurança do trabalho durante o Home Office

Segurança do trabalho durante o Home Office

Home Office ou Trabalho em Casa é o modelo de trabalho realizado em casa, seja qual for a função. Por conta da pandemia do novo Corona Vírus (COVID-19), o Home Office se tornou um novo meio de trabalhar, garantindo a segurança e o isolamento social. Agora, muitos profissionais já voltaram ao trabalho de modo presencial, mas ainda há quem descobriu no Home Office o melhor de sua ocupação, e permanece no modelo! Contudo, para se manter saudável com esse tipo de trabalho é importante se atentar à algumas recomendações.

Hoje, selecionamos diversas dicas e medidas de segurança para manter a ergonomia do trabalho segura, de forma que não prejudique a saúde do colaborador.

Saiba mais: Home Office

A saída encontrada para o trabalho acontecer da forma mais segura possível foi à integração o Home Office ao dia a dia dos funcionários. Esse modelo de trabalho trás mais segurança para o colaborador, que não precisa sair de casa para exercer a sua função.

O Home Office é um tipo de trabalho previsto por lei, ou seja, é legalizado e conhecido como “tele trabalho” na CLT. Assim como o trabalho presencial, o Home Office também oferece risco à saúde do funcionário, que deve deter conhecimento sobre o mesmo. Geralmente, os riscos do Home Office estão relacionados ao ambiente, como problemas de ergonomia etc, e por conta disso, diversas empresas passaram a fornecer para seus funcionários cadeiras e mesas próprias que garantem a saúde e a segurança do funcionário mesmo fora do ambiente de escritório.

Quem se responsabiliza por acidentes no Home Office?

Todas as empresas estão preocupadas com a saúde de seus funcionários e não somente por conta da pandemia, mas também por seus hábitos ergonômicos em casa. Mesas inadequadas, cadeiras desconfortáveis e um espaço de trabalho irregular podem trazer diversos problemas de postura, dores e até mesmo doenças ósseas no futuro.

Mas se os funcionários param de integrar o escritório, e realizam o trabalho de casa, quem fica responsável por prezar pela saúde e se responsabilizar por este funcionário? De acordo com a Lei 13.467/17 da CLT, mesmo com o trabalho à distância, a empresa deve ser responsabilizada por acidentes ou consequências relacionados ao trabalho. Cabe ao colaborador seguir as normas de ergonomia de segurança para manter a sua saúde em dia. A empresa pode e deve promover ações para serem realizadas pelo funcionário mesmo dentro de casa, para resolver essa questão e incentivar os bons hábitos dentro de casa.

NR-17 para Home Office

A Norma Regulamentadora 17, NR-17, diz respeito justamente sobre a ergonomia do trabalho, incluindo a do Home Office. Uns dos parâmetros de segurança estabelecidos por essa norma é justamente a utilização de acessórios e móveis de escritório, ou de Home Office, e da segurança de todo o ambiente de trabalho.

Dessa forma, deve ser feito uma avaliação da situação psicofisiológica do colaborador, e garantir que esteja da melhor forma possível. Quando a situação não segue os parâmetros de segurança ergonômicos exigidos pela Norma Regulamentadora 17, a empresa deve agir para evitar acidentes, como foi dito antes, zelando pela saúde dos funcionários.

Se precisar de ajuda para se adequar aos parâmetros da NR-17, conte com a Almeida consultoria! Com mais de 15 anos no mercado, contamos com uma equipe experiente e pronta para te auxiliar e à sua equipe, para o que precisar. Converse com a gente!

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