O que é análise ergonômica do trabalho? (NR-17)
Saiba o que é análise ergonômica do trabalho e sua importância nas empresas
Muitas empresas têm uma recorrente dúvida: o que é análise ergonômica?
Para quem não sabe, a análise ergonômica faz parte das Normas Regulamentadoras, conhecidas também como NR.
Essas normas são obrigatoriedades impostas pelo Ministério do Trabalho, a fim de manter o ambiente de trabalho mais saudável, de modo a cuidar do bem-estar dos colaboradores dos mais diversos setores, como comercial, industrial e etc.
Como funciona a análise ergonômica do trabalho?
A análise ergonômica faz parte da NR-17, que visa cuidar da qualidade de vida no ambiente laboral. O intuito dessa análise é criar uma série de medidas e estratégias que evitam doenças relacionadas ao trabalho (leia mais sobre doenças ocupacionais).
Além das ações preventivas, a análise ergonômica identifica problemas de saúde já existentes no ambiente de trabalho, criando, assim, ações para combatê-los o quanto antes.
De acordo com a NR-17, especifica-se que:
“Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.”
Por que realizar a análise ergonômica do trabalho?
Um dos principais motivos para a realização da análise ergonômica do trabalho é sua obrigatoriedade perante o ministério do trabalho. Contudo, essa não é a principal razão para sua empresa realizar a análise.
Existem muitas vantagens ao realizar a análise ergonômica. Sendo a principal delas é a diminuição das doenças ocupacionais .
Essas doenças causam enormes dores de cabeça para as empresas, pois trazem consigo processos trabalhistas, ausência de colaboradores e atrasos no cronograma.
Por exemplo: uma empresa que não faça a análise ergonômica periodicamente corre o risco de perder funcionários por doenças geradas no ambiente de trabalho. Esse mesmo funcionário afastado, devido à falta de cuidado com sua saúde, pode gerar um processo trabalhista contra o seu negócio. O que causa um grande mal-estar interno ao mesmo tempo em que compromete o lado financeiro do seu negócio.
Isto é, não realizar a análise ergonômica gera muito mais prejuízos à sua empresa. O que pode custar caro para o futuro do seu negócio.
Uma empresa que não mantenha uma análise ergonômica em dia está sujeita à multas salgadas. Além disso, há maiores chances de criar um ambiente insalubre.
Insalubridade no trabalho
A ausência da análise ergonômica cria um terreno favorável para o surgimento de insalubridades relacionadas ao trabalho.
A postura inadequada, o ritmo excessivo de trabalho, a repetitividade de movimentos e a iluminação inadequada são alguns dos problemas oriundos da ausência de uma eficaz análise ergonômica do trabalho.
Tendo em mente os riscos, torna-se ainda mais imprescindível a adequação às normas regulamentadoras.
Portanto, tenha sempre em mente que uma análise ergonômica, além de prevenir, cria estratégias combativas para diminuir a insalubridade no trabalho.
Quem realiza a análise ergonômica do trabalho
Quem está apto para realizar a análise ergonômica é o médico do trabalho. Ele é o responsável pela criação de estratégias para prevenir e combater as doenças ocupacionais.
O médico do trabalho é o profissional mais adequado para manter sua empresa de acordo com as leis em vigência, seguindo à risca as normas regulamentadoras. Para contratar o trabalho de um médico do trabalho, recomenda-se buscar por uma empresa especializada em medicina e engenharia do trabalho.
Contratando uma empresa, todo o processo de análise e adequação às normas será mais rápido e eficiente.
Faça a análise ergonômica do trabalho
Não tenha mais dúvidas sobre a importância da análise ergonômica do trabalho. Contate uma empresa e mantenha sua empresa de acordo com as normas e leis em vigência. Com certeza sua empresa terá um ambiente muito mais agradável.
Aproveite e leia nosso artigo sobre como melhorar a qualidade de vida no trabalho.
Conteúdo desenvolvido pela Agência Sense
Deixe seu comentário, ele é importante!