Almeida Consultoria Segurança do Trabalho Laudo de avaliação de Ruído: como fazer?

Laudo de avaliação de Ruído: como fazer?

Laudo de avaliação de Ruído: saiba como fazer

Laudo de avaliação de Ruído: como fazer?

Toda e qualquer empresa deve lidar com normas e leis regulamentadoras. Isso faz parte de qualquer rotina empresarial. Inclusive, qualquer negócio para alcançar o sucesso profissional deve respeitas essas normas exigidas pelo Ministério do Trabalho.

Trataremos mais sobre o Laudo de avaliação de Ruído, que faz parte das Normas Regulamentadoras 15 (ou simplesmente NR 15).

O que é o Laudo de Avaliação de Ruído?

Você provavelmente já deve saber o que é, mas caso não saiba, explicaremos. O Laudo de Ruído é um documento que tem como objetivo analisar o nível de exposição aos ruídos dentro de uma empresa, fábrica e afins, geralmente em decibéis (dB).

Isto é, o laudo quantifica o nível de pressão sonora gerado no ambiente de trabalho.

O objetivo é, através deste laudo, elaborar uma série de medidas que visam uma melhora na quantidade de poluição sonora no ambiente até um nível que não comprometa a saúde e bem estar do colaborador.

O laudo de avaliação de ruído faz parte de um conjunto de normas dentro do desenvolvimento do PPRA (clique aqui para ler mais sobre PPRA) e deve ser realizado anualmente, de preferência.

Minha empresa é obrigada a fazer o laudo de Ruído?

Basicamente, as empresas que possuem obrigatoriedade na realização do laudo de ruído são aquelas que possuem um maquinário que gere um determinado nível de barulho.

Laudo de avaliação de Ruído: como fazer

Por exemplo, uma empresa que funcione dentro de um escritório não precisa realizar o laudo de ruído. Em contrapartida, uma empresa que trabalhe com construção de equipamento, veículos e similares deve fazer a medição do nível de poluição sonora, justamente para saber se há possibilidade de dano à saúde dos colaboradores.

Quem realiza o laudo de Avaliação de Ruído?

O laudo é, via de regra, emitido por um profissional especializado: o engenheiro de Segurança do trabalho. Porém, é muito mais simples buscar por uma empresa que trabalhe com medicina e segurança do trabalho do que profissionais a parte.

O Engenheiro do trabalho é o responsável pela medição, análise e elaboração do laudo, já com os equipamentos técnicos necessários para medir o grau de poluição sonora.

Como escolher a empresa ideal para realizar o laudo de ruído?

Existem no mercado lugares que realizam os laudos ocupacionais. Eles são os documentos necessários para manter sua empresa de acordo com as normas regulamentadoras.

No momento que for escolher a empresa para realizar o laudo de ruído, é essencial escolher uma que tenha experiência na área. Dessa forma, você conhece os serviços já realizados. O objetivo é deixá-lo o mais confortável possível para tomar a decisão correta.

Laudo de avaliação de Ruído: como fazer

Solicite uma consultoria de Laudo de Ruído

Fazer uma consultoria sobre o Laudo de Ruído é essencial. É durante esta etapa que você conhece mais sobre a empresa e o engenheiro do trabalho. Além disso, são criadas estratégias para adaptar ao seu negócio às normas e leis em vigência.

Realize o Laudo de avaliação de Ruído

Agora que você conhece mais sobre o Laudo de Ruído e sua importância para empresas, fique à vontade para deixar seu negócio de acordo com as normas e leis em vigência. Faça o laudo de avaliação de ruído.

Leia também sobre Medicina do trabalho e Exames Ocupacionais.

Conteúdo desenvolvido pela Agência Sense

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