Almeida Consultoria Medicina do Trabalho,Segurança do Trabalho Riscos químicos no ambiente de trabalho: Saiba como preveni-los!

Riscos químicos no ambiente de trabalho: Saiba como preveni-los!


Em algumas atividades laborais, os colaboradores são expostos a riscos químicos, que podem causar danos irreversíveis.

Daí a importância de as empresas adotarem medidas preventivas, como equipamentos de proteção individual (EPI’s) e acompanhamento constante dos funcionários.

Quer entender melhor sobre o assunto? Acompanhe nosso post!

O que é um risco químico?

 

O risco químico é um tipo de risco ambiental (aquele que o trabalhador é exposto no ambiente de trabalho) causado por agentes, como substâncias, produtos ou compostos, que entram no organismo por meio da via respiratória (sob as formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores), contato com a pele ou por ingestão.

Quais são as consequências para os colaboradores?

Os agentes químicos podem afetar as vias respiratórias, gerando problemas respiratórios crônicos, doenças nos rins, fígado e até mesmo alguns tipos de câncer, além de queimaduras decorrentes de incêndio ou explosão causado pelo acidente.

Ou seja, os agentes químicos nos ambientes de trabalho podem causar danos, muitas das vezes, irreversíveis aos trabalhadores, o que provoca afastamentos temporários, aposentadoria por invalidez e até o óbito.

Como fazer a prevenção?

O primeiro passo para a prevenção é estar sempre com o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) em dia. Afinal, o PPRA prevê fatores de riscos associados aos diversos tipos de trabalho, visando determinar as condições de exposição dos riscos e entender sobre possíveis efeitos à saúde dos trabalhadores.

Depois do reconhecimento dos riscos, o PPRA garante o planejamento das medidas preventivas que devem ser adotadas, tais como o fornecimento de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), como exaustores e capelas-químicas, entre outros, e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que devem ser providenciados dependendo de qual agente está sendo exposto ao colaborador.

Também é necessário realizar palestras e treinamentos a fim de conscientizar e educar a equipe sobre a maneira correta de manipular os agentes em questão, sobre o uso correto dos equipamentos de proteção, entre outros. Além de fazer inspeções periódicas para verificar se está tudo ocorrendo dentro do padrão de segurança definido.

Como vimos hoje, a avaliação e o controle dos riscos é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos colaboradores em qualquer ambiente de trabalho. Sendo assim, as empresas precisam contar com profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho, qualificados e habilitados, para realizar análises assertivas e atuar de acordo com as exigências legais.

Você já conhece a Almeida Consultoria?

Somos uma reconhecida empresa de Consultoria em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho e Perícias Judiciais.

Com a experiência de mais de 15 anos no segmento, contamos com uma excelente infraestrutura e com uma equipe formada pelos profissionais mais qualificados do mercado.

Para manter os seus colaboradores seguros e sua empresa sempre em dia com todas as normas vigentes, conte com a gente!

Deixe seu comentário, ele é importante!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post