Os empresários e gestores precisam estar atentos a diversos tipos de siglas e programas que envolvem o desenvolvimento de um trabalho mais consciente e seguro tanto para os colaboradores quanto para o meio ambiente.
Uma dessas siglas de é a PPRA, que significa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que foi instituído em busca de tornar o ambiente e as ações de trabalho mais seguras. Se você ainda não conhece essa prática, venha saber mais!
O que é PPRA?
O programa de prevenção de riscos ambientes (PPRA) foi instituído após a Norma Regulamentadora 9 (NR-9) ser colocada em vigor. A NR-9 conta com especificidades e obrigatoriedades de empresas sobre a saúde dos funcionários em relação aos riscos de ameaças ambientais que podem surgir o ambiente de trabalho.
Nesta norma, estão inclusos exclusivamente os riscos do ambiente que podem ser causados por agentes químicos ou físicos que são potenciais geradores de acidentes. Para evitar e assegurar os colaboradores em vista dessa situação.
É importante lembrar que o PPRA é obrigatório para empresas, e que quanto não o comprimento das normas, a empresa e o gestor podem sofrer sanções jurídicas que envolvem multas e outros!
A importância do PPRA
Por ser obrigatório, o PPRA tem sua importância não só jurídica, mas traz também outros pontos positivos e de importância. Para a empresa, ter o PPRA em dias significa planos de ação e cultura de empresa que visa evitar acidentes, diminuindo custos com licenças ou afastamentos por doença.
Há também outros pontos importantes, para cada setor beneficiado pelo PPRA. Sendo eles:
Para os colaboradores
Por assegurar ações e meios de trabalho com segurança, o PPRA é importante para assegurar a saúde do colaborador, que deve então seguir o plano de ação estipulado pelo documento, e colaborar para manter o ambiente de trabalho o mais seguro possível.
Para o meio ambiente
O PPRA tem em uma das suas clausulas, o destaque a preservação e conservação não somente da saúde e integridade dos colaboradores, mas também a preservação e a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Logo, também é levado em consideração o uso consciente de recursos naturais.
Como realizar um PPRA?
O PPRA deve ser realizado todos os anos, e ser realizado em forma de planejamento anual, com metas, cronogramas e outros pontos que devem ter como foco a prevenção de acidentes.
Deve contar no PPRA das empresas os seguintes aspectos:
- Antecipação de riscos
Realizar uma inspeção de riscos em busca de entender quais são as ameaças existentes no ambiente, relacionados a agentes químicos, físicos ou biológicos.
- Prioridades e metas
Realizar uma analise de prioridades em cada cômodo, e traçar um plano para atender a meta de prevenção e segurança.
- Medidas de controle e avaliação
Elaboração de planos de ação para a proteção de colaboradores contra acidentes e avaliação de riscos.
- Monitoramento
Monitoramento do PPRA, para assegurar a execução das boas práticas de segurança.
- Registro de dados
Sempre que há alterações no plano, é importante tomar nota e ter tudo registrado
Para manter os seus colaboradores seguros e sua empresa sempre em dia com todas as normas, conte com a gente! Conheça mais sobre os nossos serviços.