Almeida Consultoria Segurança do Trabalho Entenda o que é CAT, como funciona e por que ele é importante?

Entenda o que é CAT, como funciona e por que ele é importante?


Atualmente, por mais que as empresas invistam em procedimentos para evitar acidentes de trabalho, eles eventualmente ocorrem. Então, nesse caso, uma das primeiras ações a serem tomadas é emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

No post de hoje, você vai entender como funciona essa comunicação e como ela deve ser estruturada. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é CAT? 

Criada pela Lei nº 8.213/1991, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento que deve ser emitido para notificar ao INSS acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Isso porque apenas a partir desse procedimento é que o trabalhador acidentado, ou vítima de alguma doença ocupacional, pode ser amparado pela Previdência.

Assim, caso o colaborador seja afastado por mais de 15 dias do trabalho, levando toda a documentação ao INSS e agendando uma Perícia Médica, ele poderá receber os benefícios da assistência.

Portanto, toda empresa é obrigada a emitir o CAT para notificar a Previdência Social até o primeiro dia útil após a ocorrência do acidente. Em caso de doença do trabalho, ela deve ser feita no dia em que o colaborador foi diagnosticado, tendo afastamento ou não. Vale destacar que, em caso de óbito do funcionário, a comunicação deve ser feita imediatamente.

Se a empresa responsável não fizer a emissão do CAT dentro do prazo estipulado, ela estará sujeita à multas.

Quem pode emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho? 

A empresa responsável é a instituição que possui a obrigação de emitir o CAT no caso de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Porém, se ela recusar, o funcionário pode solicitar o CAT ao médico que o atendeu, a qualquer autoridade pública ou ao sindicato da sua categoria.

De qualquer forma, o CAT precisa ser emitido em 4 vias, que devem ser destinadas ao INSS, empresa, segurado ou dependente e sindicato.

Quais são os tipos de CAT? 

Existem três tipos de CAT.  Confira abaixo as especificidades de cada um:

CAT inicial 

O CAT inicial é um documento que deve ser preenchido em caso de acidentes de trabalho, acidentes de trajeto ou de óbito imediato. Nessa última situação, também é necessário anexar ao documento a certidão de óbito da vítima.

CAT de reabertura

O CAT de reabertura deve ser emitido quando há um agravamento das lesões e do estado de saúde de um funcionário, ou quando seu tratamento é reiniciado.

Da mesma forma que o CAT inicial, o documento deve conter as informações referentes à data do acidente — exceto campos que estão relacionados à reabertura, como atestado médico, afastamento e data de emissão.

CAT de óbito 

O CAT de óbito tem como objetivo notificar o falecimento do funcionário. Ela só pode ser usada depois que a CAT inicial foi preenchida.

Como emitir a CAT? 

É possível registrar a Comunicação de Acidente de Trabalho online ou em alguma agência do INSS. Se você for fazer o registro online, saiba que dentro do site do INSS existe a opção de cadastrar sua CAT online, basta apenas preencher todos os campos corretamente e enviá-la.

Para o registro presencial, basta encontrar uma agência do INSS mais próxima, com o formulário da CAT inteiramente preenchido e realizar o registro.

Vale a pena dizer que, a recomendação é guardar o CAT por, no mínimo, 10 anos.

Quais são os objetivos da CAT? 

A Comunicação de Acidente de Trabalho é um documento de extrema importância para garantir os direitos dos trabalhadores que sofreram algum acidente de trabalho ou que contraíram alguma doença desenvolvendo sua função dentro de uma empresa. Através dela, o funcionário possui:

  • estabilidade de um ano no emprego conforme as regras do INSS;
  • depósitos do Fundo de Garantia (FGTS) efetuados no mesmo período em que o empregado estiver afastado do trabalho;
  • possibilidade de receber o auxílio-acidente, o qual funciona como uma indenização (válido para trabalhadores que apresentam sequelas depois do acidente na empresa ou doença ocupacional).

Além disso, o preenchimento da CAT é uma forma de ter uma base de dados sobre o número de acidentes e suas gravidades, para trabalhar com medidas preventivas mais focadas e reduzir esses riscos, melhorando a qualidade do trabalho e até mesmo aumentando a produtividade das equipes.

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